quinta-feira, 5 de junho de 2008

Quinta-feira é dia de game!!!


Paixão Nacional

Sabem qual é a maior paixão do brasileiro, fora a Fernandinha Vasconcellos posando de baby doll e a famosa loirinha gelada das happy hours da vida? O futebol! E já que um game estilo fotógrafo de ensaio de revista masculina iria render muitas discussões, divórcios, hematomas com direito à fila de espera nos hospitais públicos, ou um jogo sobre campeonato mundial de goles de cerveja ia ser um pouco complicado de simular a sensação da bebedeira, o futebol teve que subir no degrau mais alto do pódio e se firmar como um dos estilos de game mais queridos pela garotada, moçada, rapaziada, enfim, todo mundo.

A Eletronic Arts Sports, que de boba não tem nem a cara, criou a terceira seqüência de "Fifa Street", um dos maiores sucessos da empresa. A maior novidade do jogo é a quantidade de jogadores, são 250 atletas prontos para mostrar os mais diversos dribles desconcertantes e habilidosos jamais vistos - são jogadas que seriam eleitas como Bola Cheia em todos os domingos no "Fantástico".

Bom, para contrabalancear, bem que o meu amigo Júnior Munhoz, que joga futsal aos domingos, poderia filmar suas jogadas e contribuir para o bola murcha, é cada pisada na bola e tropeção que até Deus e o Kaká duvidariam.

O game traz atletas de 18 países diferentes disputando partidas nos mais diversos cenários urbanos. O cenário da favela que representava o Brasil na primeira versão foi retirado, agora eles jogam próximos de uma praia (mas não é futvolei) cheia de garotas e água de coco; em outro cenário brasileiro, jogam em um campo cheio de lama e muros grafitados.

Estava bom demais para ser verdade. Faltou colocar um campo de futebol dentro de um presídio com celas que têm geladeira, churrasqueira e alguns milhares de reais ou então um campo rodeado de ocas no meio da Amazônia com o Blanka como técnico gesticulando e gritando na lateral do campo. Poderia ser o Muricy Ramalho também, difícil dizer quem grita e gesticula mais.

Os jogadores chamam atenção pela riqueza em detalhes e caracterização perfeita das atribuições físicas de cada um - agora falei difícil. Os atletas se parecem com seus originais, tanto que o Ivo Pedon vira os olhinhos quando vê o Kaká com a bola no pé. Falta pedir autógrafo.

Os controles do game são simples, o que permite que o mais inapto jogador de videogame possa concretizar as mais diversas e desnorteadoras jogadas do game, além de conseguir roubar mais facilmente a bola. Só não vá fazer igual o André Luís do Botafogo e mandar carrinho por trás, chutar a garrafinha de água e mandar gesto obsceno pra galera.

O time pode ser montado no início da partida como em qualquer outro futebol, são divididos em estilos de jogo como os que driblam de maneira atordoante, como Ronaldinho Gaúcho, os que conseguem passes atléticos, como Kaká, aqueles que são bastante precisos nos passes, como Riquelme, ou aqueles que adoram bater e levar cartão vermelho, iguais ao André Luís e o Richarlyson.

Ficha técnica

Nome do game: "Fifa Street 3"
Produtora: EA Sports
Plataformas: Xbox 360, PS3 e DS
Faixa etária: Livre
Jogadores: 1 - 4



Nenhum comentário: