sexta-feira, 27 de março de 2009

O poder do dinheiro

A agressão cometida pelo grande fenômeno do futebol Ronaldo (mais marketing que futebol) contra o jogador da Ponte Preta saiu barato, mesmo sendo explícita a intenção de chutar o jogador adversário, o fenomeno não recebeu sequer um cartão amarelo.
Aguardei a crítica de algum veículo de mídia. Nada, todos se curvaram e afirmaram o impossivel: "O Ronaldo não é disso, ele estava tentando chutar a bola, o adversário que a tirou do lugar".
Dinheiro compra tudo, até a ética e moral de comentaristas esportivos e jornalistas. Já foi a época em que se fazia noticia do jeito "doa a quem doer", hoje o jornalismo comercial fala mais alto. Distorça a história, interprete as palavras e deixe do jeito que o público quer.
Isso é o jornalismo atual. O que vende é mais importante do que a verdade.
Um dos episódios do novo Homem-Aranha retrata bem essa situação, o louco diretor do Clarim, na tentativa de acabar com a reputação do Homem Aranha acredita em um falsário que comete uma onda de furtos usando uma roupa parecida com a do herói, mas quando descoberta a verdade, pede uma retratação minúscula em um cantinho do jornal, para que poucos percebam.
Herói que vira vilão, mesmo que seja um imitador, vende jornal, mas a verdade sobre um novo bandido a solta, não vende, é apenas mais um roubando.
Não há veículo de comunicação imparcial.
Existe apenas uma grande rede de "defesa de interesses".

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