quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Abandono dos pais

ATENÇÃO - Antes de ler o texto abaixo, quero deixar claro que NÃO o escrevi direcionado à alguem. O texto foi baseado em uma matéria veiculada mo noticiário da rede Bandeirantes de televisão no dia 16/09/2009. Qualquer semelhança que existe foi mera coincidência do acaso.

Pais abandonados. Parece impossível, mas algumas pessoas conseguem deixar seus pais idosos abandonados á propria sorte.
Foi exibido uma matéria no telejornal da Band mostrando pais abandonados pelos filhos. Não em asilos, mas no meio da rua. Em alguns casos o filho toma posse do imóvel e despeja os pais. Tão cruel quanto abandonar um filho recém nascido em um terreno baldio. Dois casos de pessoas incapazes de cuidar de si sozinhas.
Alguns acusam pais de maus tratos para justificar, mas se sofreu tanto ou sofre ainda, saia de casa, construa a sua vida longe deles, eles terão tempo de encontrar uma forma de viverem sozinhos, sem achar que podem contar contigo. Nao acredito que a pessoa apanhe a vida toda esperando o momento certo de se vingar despejando idosos nas ruas. Seria muita crueldade.
Como fazer isso com as pessoas que te ensinaram a caminhar, te ensinaram a ler, escrever, que te ensinaram o que é bom e ruim na vida, que muitas vezes tiraram da própria boca para alimentá-lo?
Sou a favor de pais em asilos no caso de não ter onde morar, de não ter onde comer, no caso do filho não ter como sustentá-los de forma alguma, de não ter o que tirar da sua boca para alimentar aqueles que um dia fizeram o mesmo por você. Só em extrema necessidade, por que acredito que ninguém gostaria de ver seus pais viverem em situações desumanas.
Não os exclua por pensar que "são um estorvo". Se você acha ruim ajudar seus pais trocar fraldões, tenho certeza que eles também não achavam o seu cocô cheiroso quando bebê e mesmo assim não o colocaram em um internato.
Pai e mãe não pedem luxo, só querem um cantinho limpo, um pouco de comida, carinho, atenção e poder viver o restinho das suas vidas em paz junto daqueles que eles amam. Não fazem birra iguais àquelas que todos nós fazíamos quando queríamos um brinquedo caro, ir a um lugar que não nos era conveniente ou andar com aquela amizade perigosa.
Se sua casa for grande o suficiente para ter até uma edícula nos fundos não os coloque lá. Eles não querem privacidade, querem dormir no quarto ao lado do teu, por que para eles, todos nós ainda seremos eternamente seus pequenos filhos.
Quando você tossir forte no quarto ao lado, tenha certeza que eles aparecerão devagarinho na porta do quarto e vão olhar para saber se você está bem, tenha você 15, 20, 40 anos.
Abandonar os pais deveria ser crime. Segundo a reportagem, cuidar dos pais não é obrigação dos filhos perante a lei (me corrijam se eu estiver errado quanto essa lei). Que não seja obrigação perante a lei, mas que seja obrigação moral da pessoa, no mínimo isso.
Não se esqueça, um dia você também será idoso. Como quer que seus filhos o tratem?

Nenhum comentário: