sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Games: Você tem um console e não sabia

A melhor coluna de games rola quase toda quinta-feira na Folha da região, é que agora é quinzenal...

Ontem encontrei um amigo em um daqueles por acasos da vida. Papo vai papo vem e ele comentou sobre esta coluna de games. Meu sorriso quase fez 360° na minha cabeça. Imaginei: "Olha um leitor aí". Quase pedi um autógrafo.
O cara me perguntou sobre esses novos consoles, e deixou claro que não está totalmente inteirado. "Poxa, Jackie, você fala desses 'Praisteixo', desses 'équis bosque'. Mas nunca li nada sobre o videogame que eu tenho".
Bateu aquela curiosidade. Qual seria esse game que o cara tem e sobre o qual eu nunca comentara?
Foi aí que ele tirou um celular do bolso. Na hora caiu minha ficha. Quantas pessoas têm um celular e não usam essa maravilhosa função de game? Acham que o aparelho serve só para tirar fotos para orkut, despertar de manhã e, eventualmente, fazer ligações quando possui créditos.
Eis os 10 melhores games para o seu celular (em minha opinião). E o melhor: tudo "free"!
1° - "Tomb Raider Legend - Tokyo". Lara Croft vai encarar a japonesada neste game de ação e muitos quebra-cabeças. Para variar um pouco, algum Yakuza escondeu um artefato valioso, e a heroína é obrigada a enfrentar os mais diversos perigos para recuperar alguns itens importantes da cultura mundial.
2º - "Ice Age: Mammoth Mayhen". O bando mais louco da história da animação está de volta neste game divertido. Manny, Diego, Sid e Scrat terão que unir forças para superar os mais diversos perigos da pré-história.
3° - "Burnout". Um dos mais famosos games de ação, envolvendo carros, velocidade e muitas batidas, recebeu sua versão para celular. A adaptação ficou muito boa e possui comandos fáceis. Pegue sua caranga e pise fundo.
4° - "Crash Twinsanity". O mascote da Sony não poderia ficar fora dos celulares. Claro que ele está disponível para os Sony Ericsson. A trama do jogo continua a mesma: vença obstáculos, pule na cabeça dos inimigos, pegue frutas e detone com o cientista doido.
5° - "Guitar Hero 3". Tá legal, todo mundo deve estar pensando que foi heresia da minha parte colocar o "Guitar Hero" em quinta colocação, mas jogar GH sem uma guitarra não é a mesma coisa, mas quebra um galho tê-lo para curtir um som aonde você for. As teclas são fáceis, utilizam-se os números 1, 4, 5, 6, e 3, sendo eles rosa, amarelo, azul, laranja e verde.
6 ° - "Street Fighter II". Tá legal, é dificil pacas mandar um "hadouken" ou um "shoryuken" pra cima dos adversários, mas dá para se divertir um pouco e matar a saudade deste game que foi referência de toda uma geração.
7° - "PES 2008". O melhor futebol de todos os tempos também marca presença nos consoles que fazem chamadas a cobrar. Claro, está longe de ter a jogabilidade de um Playstation, mas quebra um galhão quando se está na fila do INSS ou do PS.
8° - "Bomberman Reloaded". O terrorista mais querido de todos poderá estar na tela do seu celular, louco pra mandar tudo pelos ares. Com gráficos simples, o game segue fielmente a proposta do jogo originalmente lançado para o velho nintendo oito bits.
9° - "Block Braker Deluxe 2". Este game me lembra o Wellington da banca São João. O cara curte demais esse game de destruição de tijolos por meio de uma bolinha que fica quicando para todo lado.
10° - "Truco". Ora, quem não conhece este jogo é porque nunca pisou em uma universidade na vida. Dispensa apresentações, só não vá ficar gritando dentro do banco "seis, ladrão", vai que o segurança te joga pra salinha do confessionário.Estes games estão disponíveis para download em vários sites, mas os mais confiáveis que encontrei foram: www.celularesaki.com e www.jogos-celulares.blogspot.com.
Os arquivos podem vir compactados, mas, na maioria dos casos, já chegam como .jar. Aí, basta enviar pro celular, instalar e mandar coro no game. Sayonara.

Nenhum comentário: